Navegue pelo post
Explore outras postagens
Contextualizando
Uma ferramenta importante para auxiliar a manutenção de um site por parte da equipe interna de uma instituição é criar um pacote de Padrões que possam ser reutilizados e adaptados conforme houver necessidade de acrescentar novos conteúdos no website.
Os padrões nada mais são do que conjuntos de blocos que podem ser salvos e replicados ao longo do sistema. O WordPress oferece um conjunto de Padrões nativos que podem ser simplesmente inseridos em suas páginas e aproveitados. Mais valioso do que aproveitar os Padrões iniciais do software, porém, é criar seus próprios Padrões a partir de layouts construídos que possam ser reaproveitados em diversas áreas do site, ainda que adaptados.
Nesse post, pretendo esclarecer como utilizar os padrões e suas principais vantagens.
Como trabalhar com Padrões?
1 – Onde localizar os Padrões?
Os Padrões do WordPress podem ser acessados no Painel Administrativo através do menu esquerdo, ele está localizado dentro de Aparência.
Painel Administrativo > Aparência > Padrões
Ao acessar esta página, o WordPress lhe apresentará todos os Padrões do sistema (tanto os criados por você, quanto os pré-configurados), assim como as categorias existentes para eles. Através dessa página você pode pesquisar, criar, editar e excluir seus padrões.
Além disso, é possível acessar sua lista de Padrões por dentro da edição das páginas. Ela se localiza ao lado da sua lista de Blocos, no menu de Adicionar Blocos. Através dessa lista, você pode facilmente recuperar padrões pré-configurados e inseri-los no layout.



2 – Como criar novos Padrões?
Assim como o acesso aos Padrões segue por duas vias, igualmente existem duas formas de criar novos Padrões: através da biblioteca de Padrões do Painel Administrativo, ou por dentro da edição de uma das páginas do sistema.
A criação de um novo padrão não difere da criação de qualquer outro conjunto de blocos do Blocksy. Depois de criado, porém, a edição do seu padrão torna-se um pouco mais restrita.
Para criar um novo Padrão através do Painel Administrativo, repita o caminho explicado anteriormente e selecione “Adicionar novo padrão”. Isso o guiará para uma página muito semelhante à de criação de uma nova página, onde você terá total liberdade para construir e personalizar seus blocos.
Imagine, porém, que você está editando uma página e quer transformar um dos blocos que está manipulando em um novo Padrão. Basta que você selecione o bloco ou agrupamento desejado, abra as opções do menu flutuante e selecione “Criar Padrão”. Automaticamente seu Padrão será criado e o bloco que estava sendo editado passará a se apresentar como uma instância anexada ao padrão original, de modo que sua edição não poderá mais ser realizada diretamente pela edição da página.


3 – Como editar Padrões?
Uma vez criados, os Padrões servem para serem repetidos ao longo do sistema e mantém-se conectados para poupar o usuário de ter que editar cada aplicação individualmente. Por esta razão, o sistema não lhe permite editar um padrão diretamente por dentro de uma página.
Há duas formas de editar um Padrão aplicado: é possível, em primeiro lugar, editá-lo através da biblioteca de Padrões do Painel Administrativo. Além disso, ao selecionar um padrão inserido dentro de uma página, lhe será oferecida a opção de “Editar original”, que te direcionará para a tela de edição do seu Padrão. Qualquer mudança realizada em seu padrão, será aplicada em todas as instâncias do site.
Caso você queira utilizar um padrão como base, mas sua intenção não seja mantê-lo igual a outras instâncias, você pode selecionar o grupo e utilizar a opção “Desanexar” para torná-lo novamente independente e liberar completamente sua edição.


4 – Formas de utilizar
Os Padrões do WordPress são muito úteis tanto como objetos vinculados ao original, quanto desanexado de suas matrizes. Enquanto ainda mantém o vínculo com o original, podem ser utilizados como menus secundários, blocos com informações que se repetem ao longo das páginas ou layouts com recuperação automática de conteúdo. Já desanexados, servem como guia para a construção de novos layouts e inserção de informações.
Últimas considerações
Os Padrões do WordPress são uma ferramenta poderosa para a edição de sites. É importante se atentar à diferença de aplicá-los vinculados como cópia do original ou como objeto desanexado. Para o fim de manutenção e atualização de páginas, seu uso como objetos desanexados facilita para que os gestores mantenham o padrão de design sem precisar ficar acessando outras páginas para copiar blocos.