Caros representantes do campo museal,
Para dar início ao processo de desenvolvimento do site de divulgação do seu acervo e para isso precisaremos de um conjunto de informações para compor as páginas.
A lista abaixo é para guiá-los na produção/seleção dos conteúdos que serão apresentados. Não é necessário cumprir com todas as informações sugeridas, este documento serve apenas para facilitar e sanar possíveis dúvidas do processo. Enquanto parceiros, compreendemos que cabe ao museu definir os conteúdos mais apropriados e desejados para sua divulgação. Sintam-se livres para propor novas sessões de informações, conteúdos e funcionalidades para o site!
A organização prévia dos textos a serem inclusos no sistema garante que o layout desenvolvido para as páginas será adequado e harmônico. Agradecemos desde já pela disponibilidade e colaboração!
Conteúdos sugeridos:
- Texto de contextualização do museu: Uma breve descrição da instituição, principais categorias de objetos no acervo, destaques e atividades que o museu oferece, história do museu, fotos da instituição…
- Textos explicativos sobre cada uma das coleções: Uma introdução aos usuários que acessarem as coleções. Quais itens compõe aquela coleção? Quais características determinam que ele faça parte dela? O que há de mais interessante sobre essa coleção? Algum fato memorável que queira destacar? Liste os itens de maior destaque da coleção.
- Uma ou mais curadorias/exposições: Se vocês possuem um agrupamento de objetos que acreditam que seria interessante destacar no site, podemos fazer uma página para explicar a relação entre eles com mais atenção. Liste os itens que a compõe com seus respectivos links no Tainacan; escreva sobre eles ou destaque aspectos relevantes entre os agrupamentos; crie narrativas que demonstrem a relação entre os objetos; etc.
- Objetos de destaque: É interessante destacar objetos na home que chamem atenção para os acervos. Selecione os objetos com melhor documentação e melhor fotografados e liste-os com seus respectivos links do Tainacan para que possam ser usados ao longo do site.
- Informações de contato, localização, horário de funcionamento, entre outras, podem ser ou não inclusas, tanto em páginas dedicadas quanto no rodapé, de acordo com o interesse do museu.