Guia breve para redação de conteúdo para acervos online

Um dos primeiros passos necessários para criar um acervo online é planejar quais conteúdos e textos deverão ser divulgados junto ao acervo. Aqui, estão reunidas algumas dicas para isso.

Caros representantes do campo museal,  

Para dar início ao processo de desenvolvimento do site de divulgação do seu acervo e para isso precisaremos de um conjunto de informações para compor as páginas. 

A lista abaixo é para guiá-los na produção/seleção dos conteúdos que serão apresentados. Não é necessário cumprir com todas as informações sugeridas, este documento serve apenas para facilitar e sanar possíveis dúvidas do processo. Enquanto parceiros, compreendemos que cabe ao museu definir os conteúdos mais apropriados e desejados para sua divulgação. Sintam-se livres para propor novas sessões de informações, conteúdos e funcionalidades para o site!  

A organização prévia dos textos a serem inclusos no sistema garante que o layout desenvolvido para as páginas será adequado e harmônico. Agradecemos desde já pela disponibilidade e colaboração! 

Conteúdos sugeridos: 

  • Texto de contextualização do museu: Uma breve descrição da instituição, principais categorias de objetos no acervo, destaques e atividades que o museu oferece, história do museu, fotos da instituição… 
  • Textos explicativos sobre cada uma das coleções: Uma introdução aos usuários que acessarem as coleções. Quais itens compõe aquela coleção? Quais características determinam que ele faça parte dela? O que há de mais interessante sobre essa coleção? Algum fato memorável que queira destacar? Liste os itens de maior destaque da coleção. 
  • Uma ou mais curadorias/exposições: Se vocês possuem um agrupamento de objetos que acreditam que seria interessante destacar no site, podemos fazer uma página para explicar a relação entre eles com mais atenção. Liste os itens que a compõe com seus respectivos links no Tainacan; escreva sobre eles ou destaque aspectos relevantes entre os agrupamentos; crie narrativas que demonstrem a relação entre os objetos; etc. 
  • Objetos de destaque: É interessante destacar objetos na home que chamem atenção para os acervos. Selecione os objetos com melhor documentação e melhor fotografados e liste-os com seus respectivos links do Tainacan para que possam ser usados ao longo do site. 
  • Informações de contato, localização, horário de funcionamento, entre outras, podem ser ou não inclusas, tanto em páginas dedicadas quanto no rodapé, de acordo com o interesse do museu.  
Clarice Guirra
Clarice Guirra
Artigos: 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *