O que é este site?

Este site se propõe a ser uma ferramenta de incentivo à independência dos museus e instituições de memória e um auxílio a todos aqueles que desejem preservar patrimônio cultural e científico na web.

Este projeto é subsidiado pela Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nosso objetivo é garantir que as instituições culturais apropriem-se de forma cada vez mais confortável das ferramentas digitais de difusão de informações.

Aqui quem vos fala é Clarice Guirra, sou a designer responsável pelos sites e plataformas digitais de acervos do Ibram. Neste site, reunirei alguns dos conhecimentos que venho desenvolvendo junto aos museus e institutos que atendo com o propósito de capacitar instituições de preservação de patrimônio a criarem e manterem seus próprios acervos digitais. Reunirei informações a respeito das ferramentas e softwares que utilizamos em nossos sistemas, tutoriais para edição e personalização do seu site, dicas para desenvolvimento de estratégias de comunicação dentro do sistema, entre outros.

Esta plataforma está sendo criada especialmente em resposta à inúmeros pedidos das instituições com quem trabalho por auxílio na manutenção dos sistemas entregues. A dificuldade das instituições de memória em apropriarem-se do ambiente digital é um problema notável com raízes que não cabem a mim analisar, entretanto, aqui busco auxiliar no combate a esta deficiência.

É importante ressaltar que os conteúdos disponibilizados aqui são fruto de minha trajetória profissional na busca de soluções que se adequem às instituições públicas de cultura brasileira. Nem todas as informações divulgadas tem caráter científico e os softwares e ferramentas mencionados estão sempre sujeitos a alterações e atualizações, de modo que recomendo à qualquer leitor estar atento a possíveis alterações nos softwares e analisar de forma crítica se as soluções propostas se adequam às situações particulares.

Clarice Guirra
Clarice Guirra
Artigos: 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *